FAMÍLIA

Os vídeos abaixo fazem parte de um trabalho de desenvolvimento tecnológico que apresenta a produção de uma série de vídeos que abordam orientações para integrar paciente e família na equipe de cuidados da Unidade de Terapia Intensiva e na tomada de decisão para prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

A internação de um membro da família em unidade de cuidados intensivos reflete, significativamente, no contexto familiar. As rotinas rigorosas desses setores acarretam afastamento da família, do núcleo de interação do paciente, configurando experiência difícil e dolorosa para ambos. O impacto sentido diante da doença crítica do paciente pode ser ainda maior, quando os membros da família não são envolvidos como agentes de cuidado, não recebem apoio, informação ou comunicação da equipe responsável pelos cuidados intensivos.

Como resultados do trabalho, produziram-se seis vídeos, fundamentados nas diretrizes do Programa Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil que abordam os seguintes temas: orientações gerais sobre a Unidade de Terapia Intensiva; prevenindo infecções: higienização das mãos; pneumonia associada à ventilação mecânica; infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter; infecção do trato urinário associado ao cateter.

Em decorrência dos reveses causados pela pandemia da Covid-19, o envolvimento presencial da família com a UTI foi interrompido. No momento oportuno, conforme os protocolos estabelecidos, a participação da família poderá ser retomada.

ENTENDENDO A UTI

CUIDADOS BÁSICOS NA UTI

HIGIENE DE MÃOS

IPCS

ITU-AC

PAV