Sobre o bundle de PAV Al-Abdely et al. (2018) destacam cinco intens do pacote divulgados pelo Institute For Healthcare Improvement: elevação da cabeceira da cama entre 30 e 45 graus; interrupção diária do sedativo e avaliação diária da prontidão para extubar; profilaxia da úlcera péptica; profilaxia de trombose venosa profunda; cuidados bucais diários com clorexidina a 0,12%.
Um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido, Baldwin et al. (2016), traz seis itens para o bundle de PAV: elevação da cabeceira da cama;avaliação sedação; higiene bucal com clorexidina; aspiração da secreção subglótica; conferência da pressão do balonete do tubo orotraqueal (cuff); profilaxia para úlcera péptica.
Bundles foram adotados por hospitais em todo o mundo para impedir a PAV e melhorar os resultados para os pacientes submetidos a ventilação mecânica. Embora os itens dos pacotes de medidas, incluídos por diferentes hospitais seja variável, o IHI defendeu um conjunto principal de intervenções que foram amplamente adotadas pela maioria das instituições e tendem a ser os principais constituintes da maioria dos pacotes de prevenção de PAV. Esses itens de intervenções incluem: elevação da cabeceira da cama; interrupções diárias de sedativos; testes de respiração espontânea diários; profilaxia para tromboembolismo; profilaxia para úlcera gástrica; higiene bucal com clorexidina 0,12% (KLOMPAS, 2017).
Embora existam pequenas diferenças quanto aos itens do bundle de PAV entre diferentes estudos, todos expressam resultados favoráveis para a prevenção dessa infecção. Cabe a equipe multidisciplinar de cada instituição entrar em consenso quanto aos itens que comporão o próprio conjunto de medidas de prevenção. É imprescindível que sejam itens fundamentados em prática baseada em evidência.