A aplicação conjunta de medidas preventivas por meio de bundle reduz as IPCS de modo consistente e duradouro. O bundle orienta as ações que reduzem o risco de aquisição de IPCS em pacientes em uso de acesso venoso central, possibilitando melhor qualidade assistencial.
Para o cateter venoso central utiliza-se geralmente dois bundles distintos (de inserção e de manutenção no cateter). No caso de inserção, Furuya et al. (2016b) afirma que o pacote inclui as seguintes práticas: higiene das mãos antes da inserção; precauções padrão; antissepsia da pele com clorexidina; seleção criteriosa do sítio de punção (evitando veia femoral); revisão diária de necessidade do CVC.
No projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, do MS, que estabelece intervenções na redução de IRAS, destacam-se para o contexto de manutenção do CVC, os seguintes itens: registrar a indicação de permanência do CVC; aderir à técnica asséptica no manuseio do cateter; realizar a manutenção do sistema de infusão, de acordo com as recomendações vigentes; e aderir à técnica correta de curativo (BRASIL, 2018).